a
REGULAMENTO

1. INTRODUÇÃO

1.1. O concurso “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia” é uma iniciativa da Agência Espacial Portuguesa que tem como objetivo divulgar o espaço junto dos mais jovens, proporcionando uma ligação com este sector através da realização de voos parabólicos que simulam um ambiente de microgravidade.

1.2. O presente regulamento estabelece as condições gerais e técnicas que os participantes devem respeitar no concurso “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”.

1.3. Os finalistas do concurso têm a oportunidade de participar num voo parabólico promovido pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, que deverá ter lugar entre os dias 16 e 18 de Setembro de 2022, num aeroporto a definir. O voo parabólico é executado pela Novespace e sob a sua responsabilidade.

1.4. Os finalistas serão embaixadores desta iniciativa junto da sua comunidade escolar durante o ano letivo de 2022/23, sendo responsáveis por relatar e divulgar a sua experiência junto das suas comunidades escolares, contribuindo para cultivar o interesse pelo Espaço.

2. ELEGIBILIDADE

São elegíveis ao concurso todos os alunos que se encontrem a frequentar em Portugal o ensino básico ou secundário, regular ou profissional, num estabelecimento de ensino público ou privado e que respeitem as seguintes condições:

    • Tenham idade compreendida entre os 14 e os 18 anos inclusive;
    • Estejam inscritos no ano letivo 2021/2022 até ao 11º ano;
    • Sejam residentes em Portugal Continental ou nos Arquipélagos dos Açores ou Madeira;
    • À data de realização do voo parabólico sejam alunos do ensino básico ou secundário regular ou profissional em Portugal, num estabelecimento de ensino público ou privado ou frequentem o ensino secundário em regime de home schooling, como devidamente certificado pelo Ministério da Educação ou organismo regional com tutela da educação.

3. SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES

3.1. Os participantes serão submetidos a um processo de seleção com várias fases, todas de natureza eliminatória, inspirados nos processos de seleção de astronautas.

3.2. As fases do processo de seleção são as seguintes:

1.ª Fase – Inscrição e Apresentação;
2.ª Fase – Perceção e Interpretação do Espaço;
3.ª Fase – Aptidão física;
4.ª Fase – Entrevista;
5.ª Fase – Fase Final.

3.3. A seleção do júri é da inteira responsabilidade da Agência Espacial Portuguesa.

3.4. A seleção final dos candidatos é da inteira responsabilidade do júri.

3.5. A seleção dos candidatos, na fase inicial e na entrevista, é feita tendo por base a motivação, o percurso académico, as vias profissionais almejadas e a dinamização do mandato enquanto embaixador do concurso “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”. Nas fases 2 e 3, a seleção dos candidatos é feita segundo o resultado da fase de perceção e interpretação do Espaço e da fase de aptidão física.

3.6. Até à 2ª fase, inclusive, o processo de seleção deve garantir que todos os Distritos e Regiões Autónomas têm, pelo menos dois alunos de diferentes faixas etárias (14-15 e 16-18), de modo a assegurar a cobertura de todo o território nacional pela iniciativa, e desde que haja alunos a participar na iniciativa desse distrito/Região. A partir da 2ª fase os alunos serão ordenados apenas com base nos resultados das provas e da entrevista.

3.7. Os resultados de cada fase do processo de seleção são apresentados em dois grandes grupos, ordenados por ordem alfabética em função de passarem, ou não, à fase subsequente do processo. Os resultados de cada fase e o resultado final são comunicados para o endereço de email de contacto e o endereço de email da escola indicados no formulário de apresentação. O resultado final é divulgado no sítio da internet zerogportugal.pt.

3.8. As fases do processo de seleção decorrem nos termos seguintes:

3.8.1: 1.ª Fase – Inscrição e Apresentação

Nesta fase é pedida a seguinte documentação:

  • Vídeo de apresentação:
    O vídeo de apresentação do candidato deve ter a duração máxima de 30 segundos e referir a sua principal motivação para participar neste concurso. O vídeo de apresentação deve ser submetido através do sítio da internet zerogportugal.pt. Vídeos com mais de 30 segundos são elemento eliminatório da primeira fase.

 

  • Formulário de apresentação:
    Preenchimento de um formulário com os seguintes itens:

a. Nome;
b. Data de Nascimento;
c. Género;
d. Morada;
e. Telefone de contato;
f. Email de contacto;
g. Escola frequentada;
h. Email da escola;
i. Distrito da escola;
j. Ano de escolaridade;
k. Qual a importância de haver um(a) embaixador(a) desta iniciativa na sua escola/agrupamento? Que atividades que desenvolveria enquanto embaixador/a (mínimo de 1000 carateres e máximo de 2500 carateres)?
l. Porque quer ser Astronauta por um Dia (mínimo de 1000 carateres e máximo de 2500 carateres)?
m. Submissão de vídeo de máximo 30 segundos com apresentação do participante e da sua motivação;
n. Formulário de autorização assinado por todos os representantes legais para participar no evento, de acordo com o modelo disponibilizado no site;
o. Autorização para tratamento dos dados pessoais, de acordo com o modelo disponibilizado no site;
p. Autorização para uso de imagens captadas durante todo o processo de seleção e voo, de acordo com o modelo disponibilizado no site.

A organização faz uma avaliação preliminar dos vídeos e das respostas  recebidas e seleciona até 250 estudantes para a fase seguinte de avaliação, a fase 2. Para esta avaliação preliminar a Agência Espacial Portuguesa pode convidar outras entidades externas para a coadjuvar.

3.8.2: 2.ª Fase – Perceção e Interpretação do Espaço
A descrição completa da fase de perceção e interpretação do Espaço consta do Anexo I ao presente Regulamento do qual faz integrante.

Serão selecionados até 125 estudantes para a fase seguinte de seleção.

3.8.3: 3.ª Fase – Aptidão física
A descrição completa da fase de aptidão física consta do Anexo II ao presente Regulamento do qual faz integrante.

Serão selecionados até 60 estudantes para a fase seguinte de seleção, a entrevista.

3.8.4: 4.ª Fase – Entrevista
Os participantes serão submetidos a uma entrevista com o júri, com duração entre 10 a 30 minutos, em formato online, a realizar em data a definir durante o mês de Junho.

3.8.5: 5.ª Fase – Fase Final
Após a entrevista, o júri prepara uma lista ordenada dos candidatos, sendo os 30 primeiros elementos os selecionados para participarem no voo parabólico, mediante a verificação de todas as condições necessárias. Os restantes elementos podem ser integrados numa lista tendente ao preenchimento de lugares no voo, a preencher se vagar.

3.8.6: Os alunos selecionados devem completar os exames médicos necessários e exigidos pela Novespace, responsável pelo voo, para que sejam considerados aptos a voar, designadamente um eletrocardiograma realizado há menos de um mês em relação à data do voo, para além dos exames que o médico considerar adequados para verificar as condições previstas no Anexo III e emitir a correspondente autorização médica.

3.8.7: A autorização e aprovação final para voar compete à Novespace e é da sua responsabilidade.

3.8.8: Para participarem no voo parabólico no âmbito do concurso “Zero G Portugal – Astronauta por um Dia” os alunos selecionados devem, ainda, frequentar, em forma e/ou local a definir e em data a determinar, uma formação em comunicação para que possam agir como porta‑vozes da iniciativa e do Espaço, isto é, embaixadores, nas suas respetivas escolas.

4. DISPOSIÇÕES FINAIS

4.1. Os alunos menores de idade devem apresentar uma autorização escrita de todos os representantes legais para se inscreverem no concurso, com assinatura certificada ou reconhecida.

4.2. A prestação de declarações falsas é motivo de exclusão imediata, independentemente da fase do processo de avaliação em que esteja o candidato aquando da descoberta da inverdade da declaração.

4.3. Todas as despesas decorrentes de eventuais deslocações aos locais de realização das provas físicas são cobertas pelos concorrentes. A organização responsabiliza-se com os gastos inerentes à alimentação (almoço e lanche), contratação de formadores e aluguer de espaços.

5. CRONOGRAMA

O cronograma apresenta datas estimadas que podem ser alteradas sem aviso prévio; as datas concretas de cada fase serão as comunicadas aos candidatos e constantes do sítio da internet zerogportugal.pt

As datas apresentadas neste cronograma são indicativas dos períodos previstos para a realização das provas. As datas de cada atividade serão informadas atempadamente a cada participante.

Divulgação dos resultados da 1.ª Fase: 9 de maio!

ANEXO I – PERCEÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO ESPAÇO

Anexo ao Regulamento do concurso “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”, do qual faz integrante: Download

ANEXO II – APTIDÃO FÍSICA

Anexo ao Regulamento do concurso “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”, do qual faz integrante.

Esta fase do processo de seleção implica que os estudantes se desloquem durante um dia a Lisboa para realizar as atividades compreendidas nesta fase: Download

ANEXO III

1. Condições médicas a verificar e modelo de autorização médica

2. Certificado de aptidão médica para voo parabólico

2.1 Formulário de resumo médico

ANEXO IV

Modelo de autorização e informação*: Download

FAZ DOWNLOAD DO REGULAMENTO COMPLETO AQUI ( VERSÃO ATUALIZADA )

error: